julho 29, 2017

ABC das Vitaminas

ABC das Vitaminas

Olá Gibi Readers!
Vocês sabiam que ingerir algumas vitaminas pode ser uma mega carta na manga quando se trata de manter uma alimentação equilibrada e principalmente, ligada aos treinos diários?
Através das vitaminas, o organismo tem mais energia e evita a fadiga muscular, além de atuar no bom funcionamento do organismo e ajudar na recuperação e no desempenho entre os treinos.

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A vitamina A, conhecida como retinol, contribui para a melhora da visão, fortalecimento do sistema imunológico, auxilia na prevenção de doenças de pele e envelhecimento precoce.
Ela pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovo, salmão, cenoura, abobora, laranja e espinafre.
Já as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7 e B9) são um grupo de vitaminas que estão relacionados ao fornecimento de energia para o corpo, fortalecimento do sistema imune e melhora das funções do sistema nervoso. Elas podem ser encontradas em alimentos como carnes e ovos, cereais integrais e leguminosas.
A famosa Vitamina C possui potente ação antioxidante, que fortalece o sistema imunológico, facilitando o processo de cicatrização e o crescimento normal dos ossos, além de aumentar a absorção de ferro.
Essa belezinha pode ser encontrada na laranja, limão e abacaxi, goiaba, caju, mamão, tomate, agrião, espinafre e alface.
Para você que procura melhora no desempenho esportivo, aposte na Vitamina D!
Ela é fundamental para a saúde dos ossos e está associada à melhora do desempenho esportivo e combate à inflamação (prevenindo dores nos músculos e ossos), além de prevenir doenças ligadas ao coração e ao sistema circulatório.
Gema de ovo, manteiga e óleo de fígado de peixe são algumas fontes de vitamina D.
Falando em desempenho esportivo, se você tem câimbras, trate já de consumir a maravilhosa Vitamina E.
Esta vitamina possui uma potente ação antioxidante, além de aumentar a absorção de vitamina A, podendo ser encontradas no amendoim, nozes, óleo vegetal, germe de trigo e gema de ovo.
É muito importante salientar que as recomendações de vitaminas podem variar de acordo com o sexo, idade e estado fisiológico (ex. gravidez).
Não podemos nos esquecer que tanto a falta, como o excesso das mesmas pode ser prejudicial à saúde.
Na dúvida, o ideal é seguir uma alimentação equilibrada e colorida, já que as cores dos alimentos estão ligadas à presença de nutrientes específicos.

Desta forma, quanto mais colorido o prato, maior é a variedade de nutrientes e vitaminas.

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Colunista do Gibi Health / Gibi Beauty Inked Model Produtora de Casting, Blogger e Instagrammer Gosto de corridas de rua, sorvete, gatos e tatuagem.

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