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ABC das Vitaminas

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Olá Gibi Readers!
Vocês sabiam que ingerir algumas vitaminas pode ser uma mega carta na manga quando se trata de manter uma alimentação equilibrada e principalmente, ligada aos treinos diários?
Através das vitaminas, o organismo tem mais energia e evita a fadiga muscular, além de atuar no bom funcionamento do organismo e ajudar na recuperação e no desempenho entre os treinos.

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A vitamina A, conhecida como retinol, contribui para a melhora da visão, fortalecimento do sistema imunológico, auxilia na prevenção de doenças de pele e envelhecimento precoce.
Ela pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovo, salmão, cenoura, abobora, laranja e espinafre.
Já as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7 e B9) são um grupo de vitaminas que estão relacionados ao fornecimento de energia para o corpo, fortalecimento do sistema imune e melhora das funções do sistema nervoso. Elas podem ser encontradas em alimentos como carnes e ovos, cereais integrais e leguminosas.
A famosa Vitamina C possui potente ação antioxidante, que fortalece o sistema imunológico, facilitando o processo de cicatrização e o crescimento normal dos ossos, além de aumentar a absorção de ferro.
Essa belezinha pode ser encontrada na laranja, limão e abacaxi, goiaba, caju, mamão, tomate, agrião, espinafre e alface.
Para você que procura melhora no desempenho esportivo, aposte na Vitamina D!
Ela é fundamental para a saúde dos ossos e está associada à melhora do desempenho esportivo e combate à inflamação (prevenindo dores nos músculos e ossos), além de prevenir doenças ligadas ao coração e ao sistema circulatório.
Gema de ovo, manteiga e óleo de fígado de peixe são algumas fontes de vitamina D.
Falando em desempenho esportivo, se você tem câimbras, trate já de consumir a maravilhosa Vitamina E.
Esta vitamina possui uma potente ação antioxidante, além de aumentar a absorção de vitamina A, podendo ser encontradas no amendoim, nozes, óleo vegetal, germe de trigo e gema de ovo.
É muito importante salientar que as recomendações de vitaminas podem variar de acordo com o sexo, idade e estado fisiológico (ex. gravidez).
Não podemos nos esquecer que tanto a falta, como o excesso das mesmas pode ser prejudicial à saúde.
Na dúvida, o ideal é seguir uma alimentação equilibrada e colorida, já que as cores dos alimentos estão ligadas à presença de nutrientes específicos.

Desta forma, quanto mais colorido o prato, maior é a variedade de nutrientes e vitaminas.

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